Sustentabilidade: uma abordagem multidimensional

 

Acreditamos que muitos dos leitores já devem ter ouvido falar nesta palavra: sustentabilidade. Nos dias de hoje, no século XXI, podemos observar este conceito empregado como substântivo acompanhado de muitos termos: sustentabilidade econômica, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade própria, entre outros.

 

Segundo o Wikipédia, o Relatório de Brundtland relatou, em 1987, que "o uso sustentável dos recursos naturais deve suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas" e esta pode ser uma das definições constituídas e definidas por muitos.

 

Para a Horizontte Sustentável, sustentabilidade é interpretada como uma nova forma de pensar, agir e ser para que tenhamos uma economia equilibrada, uma sociedade equitativa, uma participação política cidadã ativa, uma preservação da cultura local, a conservação do meio ambiente e um aprofundamento do ser humano em todas suas dimensões.

 

Uma ação sustentável para ser pensada, realizada e que tenha perenidade, deverá ter uma nova plataforma (de relações, de negócios, de pensamento...), onde a transdiciplinariedade de profissões, conteúdos e vivências serão exigidas para que novas raízes cresçam e se aprofundem a cada dia na nossa sociedade.

 

Neste século, será necessário termos um novo olhar sobre a forma como temos vivido e, para isso, será necessário a quebra de muitos paradigmas e de se re-conhecer como ser humano, na sua essência. Acreditamos que a sociedade já tenha iniciado o "plantio" para a sustentabilidade e isso é o mais importante. Um longo caminho se inicia com um pequeno passo e os ajustes serão realizados no plantar, no caminhar.